Terapia capilar: o que é e como fazer?

26/01/2021 às 18:23 Capilar

Terapia capilar: o que é e como fazer?

A terapia capilar é uma excelente alternativa para pessoas que querem manter a saúde dos fios e do couro cabeludo. Provavelmente você já ouviu falar sobre esse tipo de terapia e aqui vamos lhe explicar melhor para que serve e quais são os seus benefícios.

Devido ao estresse e a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam desenvolvendo diversos problemas nos cabelos que acabam ficando fracos e quebradiços. Nestes casos, a terapia capilar é um procedimento muito indicado para manter os cuidados com o cabelo, mesmo tendo pouco tempo. 

O que é a terapia capilar?

Segundo tricologistas, a terapia capilar é um conjunto de procedimentos terapêuticos que combinam o uso de cosméticos e técnicas manuais para tratar as patologias do couro cabeludo.

Basicamente, o objetivo desse processo é manter os fios e o couro cabeludo bonitos e saudáveis. Através das atividades de terapia capilar uma pessoa pode tratar profundamente o couro cabeludo, evitando o surgimento de patologias e deixar os cabelos mais fortes e viçosos.

Se você tem notado algum problema em seu couro cabeludo como a queda excessiva de cabelo, por exemplo, o ideal é que você procure um tricologista para começar a fazer o tratamento mais adequado.

Quando fazer a terapia capilar?

A terapia capilar é bastante indicada em casos de estresse excessivo que podem gerar patologias no couro cabeludo. Entre os problemas mais comuns causados pelo estresse podemos citar a queda de cabelo, o excesso de oleosidade, a dermatite seborreica e até a calvície, patologia mais comum nos homens.

Se você está passando por algumas destas situações, recomendamos que você procure um tricologista para dar início a terapia capilar. Esse processo será muito útil não só para deixar os cabelos mais saudáveis, mas também para aliviar o estresse e recuperar a sua autoestima.

Quais são os principais tratamentos de terapia capilar?

Como dissemos acima, a terapia capilar é um conjunto de ações terapêuticas, são diferentes tipos de processo e produtos realizados no couro cabeludo com o intuito de recuperar a saúde dos cabelos. Abaixo, vamos listar os principais tratamentos, confira:

Máscara restauradora

A máscara restauradora é um produto que pode ajudar a recuperar os danos que patologias e substâncias químicas causam aos cabelos. Indicamos que você use uma máscara com óleo de argan e aminoácidos. Assim, você pode intensificar a renegeração da fibra capilar para ter cabelos mais saudáveis e brilhosos.

Kit de terapia capilar

Muitos tricologistas recomendam o uso de kits de terapia capilar com produtos diversos voltados para o controle de problemas como a queda de cabelo, a alopecia e a seborreia. Com o uso desses dermocosméticos no dia a dia, aliado a outras atividades de terapia capilar, é possível acelerar a restauração do couro cabeludo.

Aromaterapia

A aromaterapia é um método que utiliza os óleos essenciais para auxiliar no tratamento e recuperação do couro cabeludo. Alguns óleos são fundamentais para combate a caspa, a queda de cabelos pois possuem ação fungicida, cicatrizante e anti-inflamatória.

Argiloterapia

Como o nome já indica, esse tratamento é feito à base de argila, composto que auxilia na desintoxicação do couro cabeludo. A argiloterapia é um tratamento indicado para pessoas que precisam fazer um “detox capilar”, por estarem com cabelos muitos secos ou oleosos ou terem feito uso excessivo de produtos químicos.

Massagem capilar

Essa é uma técnica manual simples, mas muito eficiente dentro da terapia capilar. A massagem capilar ajuda aliviar o estresse, regula a circulação sanguínea do couro cabeludo e contribui para a saúde e o crescimento natural dos cabelos.

Microagulhamento

Sim, o microagulhamento também pode ser feito no couro cabeludo. Esse procedimento é muito conhecido pelo tratamento facial, mas pode ser usado na terapia capilar. O seu principal benefício para os cabelos é ajudar no tratamento da calvície e fortalecimento dos fios.

Peeling Capilar

Assim como o microagulhamento, o peeling é mais conhecido por seu tratamento facial, mas também pode ser feito nos cabelos. Esse procedimento promove uma esfoliação profunda, ajudando a controlar a oleosidade, desobstruir os folículos pilosos, reequilibrando o pH natural dos fios e deixando-os mais saudáveis.

Quais são as principais vantagens da terapia capilar?

Dentro da terapia capilar, existem diversos procedimentos como mostramos acima, cada um deles auxilia no tratamento dos cabelos. Abaixo, vamos listar os principais benefícios da terapia capilar, confira:

Ajuda a melhorar a autoestima

Cabelos “sem vida” ajudam a diminuir a nossa autoestima. Então, um dos benefícios da terapia capilar é que com o decorrer do tratamento, a autoestima das pessoas volte com a recuperação dos cabelos. Isso é importante para a vida como um todo. 

Ajuda a combater problemas como a queda de cabelo, a dermatite seborreica e a alopecia

A terapia capilar é uma ótima opção para tratar problemas comuns e graves no couro cabeludo. A alopecia, a queda excessiva e a dermatite seborreica são comuns em homens e mulheres de diversas idades, é precisam ser tratados com responsabilidade através deste conjunto de técnicas e produtos.

Recupera a saúde dos cabelos

Já no curto prazo, a terapia capilar é essencial para a recuperação da saúde dos cabelos. Esse é o caminho mais viável para reparar os danos causados ao longo dos anos no couro cabeludo.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.