O que é seborreia?

07/11/2020 às 11:55 Capilar

O que é seborreia?

A seborreia é uma doença bastante comum no couro cabeludo e que pode também se desenvolver em diversas regiões do corpo. Esse é um problema crônico que possui tratamento e prevenção. Aqui, vamos falar com mais detalhes da seborreia.

Pelo pouco conhecimento, muitas vezes a seborreia é confundida com a caspa. Apesar de parecidas, elas não são mais a mesma coisa. Por isso, também falaremos aqui sobre as diferenças entre estes dois problemas.

Primeiro é importante saber que não há cura para a seborreia. Os médicos não sabem nem ao certo quais são as causas dessa doença, mas é possível identificar alguns fatores que facilitam o surgimento da seborreia no couro cabeludo.

A seborreia ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão em regiões como sobrancelhas, cantos do nariz e no couro cabeludo. Essa é uma doença crônica, que precisa ser constantemente tratada e prevenida para que a pessoa não sofra com os períodos de melhora e piora dos sintomas.

Segundo estimativas, a seborreia atinge cerca de 18% da população mundial e pode se desenvolver em adultos e crianças, até mesmo em recém-nascidos. A doença não tem cura, mas não é contagiosa, não sendo caracterizada como uma alergia.

O que causa a seborreia?

Não há estudos que identifiquem as causas da seborreia. Ao contrário do que muitos podem pensar, a seborreia não surge por conta da falta de higiene. Porém, já foram identificados alguns fatores que combinados podem ajudar no aparecimento da dermatite seborreica.

O tipo de pele e uma tendência hereditária, por exemplo, são fatores que favorecem a seborreia. Pessoas que vivem sob forte estresse ou vivem em regiões de tempo frio e seco também estão mais propensas a terem a doença.

Recém-nascidos e adultos entre 30 e 60 anos tem mais chances de desenvolver a seborreia. Ela é mais comum em homens e em pessoas que possuem pele oleosa. Pessoas com acne ou que possuem depressão, algum transtorno alimentar também pode desenvolver a seborreia.

Estes sintomas podem favorecer a aceleração da renovação da pele, causando o aparecimento da dermatite seborreica.

Os flocos de pele popularmente conhecido como caspas no couro cabeludo, pele avermelhada, forte coceira e oleosidade no couro cabeludo são sintomas de seborreia. Pelo contrário do que muitos pensam, ter caspa não é a mesma coisa que ter seborreia, explicaremos melhor no próximo tópico.

Seborreia x caspa: são a mesma coisa?

A caspa é uma espécie de sintoma da seborreia e se caracteriza pela descamação da pele. As caspas são flocos brancos, chamados de flocos de neve e que denunciam a inflamação do couro cabeludo.

O couro cabeludo é uma região responsável pelo isolamento térmico e pela proteção imunológica no nosso corpo. No couro cabeludo são onde nascem os nossos fios de cabelo e eles se renovem mensalmente, os pontos de pele soltos passam despercebidos na maioria das vezes, mas em casos de dermatite seborreica há uma vermelhidão e o surgimento da caspa.

Com o aumento de pele morta na região, surge a caspa que é uma das manifestações da seborreia, além da vermelhidão do couro cabeludo que caracteriza a inflamação causada pela seborreia.

Agora que entendemos a diferença entre a seborreia e a caspa, vamos falar abaixo sobre as maneiras de prevenir e tratar a seborreia.

Como prevenir / tratar a seborreia?

Não há formas de prevenir a seborreia, como já falamos ao longo do texto. Porém, utilizar um bom shampoo especializado no problema e ter cuidados de higiene básica podem ajudar a tornar o tratamento da doença mais fácil.

Procure um médico

O primeiro passo para tratar a seborreia é procure um dermatologista. Este profissional é especializado em doenças de pele e é o mais indicado para fazer um diagnóstico e definir um tratamento eficaz contra a doença.

Além de examinar o seu couro cabeludo, o médico lhe fará uma série de perguntas. Por isso, seja bem claro em relação aos sintomas da doença. Geralmente, estes profissionais vão recomendar um tratamento com base no uso de shampoo anticaspa, algum remédio anti-inflamatório e aconselhar alguns cuidados no dia a dia.

Use um bom shampoo anticaspa

O uso de um bom shampoo anticaspa é a principal forma de tratamento da seborreia. Apesar de não serem a mesma coisa, os problemas estão ligados e estes shampoos possuem ativos essenciais para tratar este problema.

Cremes e pomadas antifúngicas

Além de shampoos anticaspa, dermatologistas também costumam passar cremes e pomadas antifúngicas para os pacientes. A seborreia é causada pelo fungo Pityrosporum ovale que vive normalmente na pele e precisa ser controlado.

Apesar de ser um problema bastante “chato”, a seborreia é uma doença que pode ser controlada com tratamento de forma constante. É importante cuidar bem da higiene e seguir as recomendações médicas para lidar bem com o problema.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.