Como tratar seborreia

25/12/2020 às 11:55 Capilar

Como tratar seborreia

A seborreia é um dos principais males que podem surgir em nosso couro cabeludo. Conhecido também como dermatite seborreica, essa doença se caracteriza pela descamação da pele.

Se você não sabe o que é seborreia, aqui você vai aprender tudo sobre o assunto, principalmente, como tratar este problema. Quando você começa a reparar que a sua pele possui diversos floquinhos brancos entre os fios, na roupa ou no travesseiro, isso é sinal da caspa, que é a manifestação da dermatite seborreica no couro cabeludo.

Seborreia e caspa são a mesma coisa?

Podemos dizer que sim, a caspa é a manifestação da dermatite seborreica no couro cabeludo. A seborreia pode aparecer em outras partes do corpo, quando aparece nos cabelos, ela é mais popularmente conhecida como “caspa”.

Esse problema atinge cerca de 40% dos brasileiros e é mais comum em pessoas de pele oleosa, o excesso de oleosidade é a condição perfeita para a proliferação dos fungos que desenvolvem a caspa.

Quais são as principais causas da seborreia

A causa da seborreia não é totalmente conhecida, mas há alguns fatores que favorecem o surgimento do problema como a genética, excesso de oleosidade e o desequilíbrio emocional.

A dermatite seborreica é uma espécie de inflação e com isso, além de causar a descamação da pele soltando os floquinhos brancos conhecidos como caspas, ela também pode causar vermelhidão e coceira na região atingida.

Como tratar e prevenir a dermatite seborreica

Apesar de não ter cura e nem ter a causa totalmente conhecida, existem muitas formas indicadas pelos médicos para tratar e prevenir a seborreia, confira as principais abaixo:

Evite usar bonés e chapéus

Os bonés e chapéus são acessórios que abafam o cabelo, impedindo que o couro cabeludo “respire”. Isso contribui para que haja a proliferação de fungos e bactérias que causam a seborreia.

Então, uma dica de prevenção e tratamento para seborreia é evitar usar estes acessórios. Principalmente, se você começa a notar que tem predisposição para o surgimento desse problema.

Use um bom shampoo anticaspa

Um dos produtos mais recomendados por dermatologistas para o tratamento da seborreia é o shampoo anticaspa. Existem opções no mercado para todos os bolsos. Este dermocosmético possui propriedades que auxiliam no controle da oleosidade e combatem a caspa na raiz do problema.

Um bom shampoo anticaspa pode ajudar a manter a seborreia sobre controle. O shampoo consegue fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, regulando a produção de sebo e tendo também uma função adstringente no cabelo.

Evite banhos quentes

Uma excelente dica de prevenção é evitar os banhos quentes e demorados, que podem acabar ajudando na proliferação da caspa pelo couro cabeludo. O mesmo também é indicado para quem usa secadores de cabelo e chapinhas, que nunca devem ser passados próximos a raiz do cabelo.

As altas temperaturas favorecem a proliferação dos fungos e bactérias que causam a seborreia, além de estimular a produção de sebo no couro cabeludo, outro fator que ajuda no surgimento da seborreia.

Use um bom bálsamo capilar

O bálsamo capilar é um dermocosmético que possui ativos que conseguem revitalizar os fios dos cabelos. Isso é fundamental no tratamento da seborreia. Um dos efeitos da caspa é que os fios se enfraqueçam e comecem a cair em maior quantidade com o passar do tempo.

Este produto é uma excelente opção para que os fios de cabelo se nutram novamente com o auxílio de ativos essenciais para a revitalização capilar.

Use pomadas antifúngicas

Outros produtos bastante recomendados por dermatologistas são as pomadas e cremes antifúngicos porque eles combatem diretamente os fungos e bactérias que causam a dermatite seborreica.

Existem diversos tipos de produtos do gênero, por isso evite se automedicar. Procure um dermatologista! Esse profissional é especializado em doenças de pele e saberá indicar a melhor pomada antifúngica para reforçar o tratamento.

Tenha uma alimentação mais saudável

A alimentação é um fator fundamental para manter o nosso couro cabeludo saudável. Os cabelos necessitam de proteínas como o ferro para se manterem saudáveis, por isso, uma alimentação regrada com base na ingestão de alimentos que possuem proteínas, minerais e aminoácidos essenciais é uma boa dica de tratamento e prevenção da seborreia.

Quem possui uma alimentação repleta de comidas gordurosas não está se ajudando. Estes alimentos favorecem o surgimento da dermatite seborreica porque contribuem para uma produção maior de sebo, desregulando a oleosidade dos cabelos.

Acreditamos que com as nossas dicas você tenha entendido que a dermatite seborreica ou seborreia não é algo extraordinário, mas pode afetar bastante a sua saúde e também a sua vida social, já que é um problema aparente. A seborreia pode e deve ser tratada com a ajuda de um dermatologista.Esse profissional pode auxiliar no tratamento correto para que você entenda como acabar com a caspa

Por isso, cuide-se sempre, principalmente se você possui casos da doença na família. Se consulte com um dermatologista de tempos em tempos para prevenir o surgimento de doenças que afetem o seu couro cabeludo. Além disso, utilizar dermocosméticos específicos podem ajudar no cuidado diário dos cabelos e devem fazer parte da sua rotina de skin care.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.