
O microagulhamento facial se tornou um dos procedimentos estéticos mais conhecidos no Brasil nos últimos anos. Esse tratamento ajuda a tratar rugas, manchas, cicatrizes de acne com mais eficiência e num menor espaço de tempo, se comparado a outros procedimentos.
Retardar o envelhecimento e corrigir algumas imperfeições na pele são dois objetivos que fazem muitas pessoas procurarem o tratamento de microagulhamento facial. Por meio de microagulhas, o procedimento estimula a produção de colágeno para deixar a pele mais rígida e bonita.
O que é o microagulhamento facial?
O microagulhamento facial é um procedimento estético realizado por esteticistas e dermatologistas que busca auxiliar na renovação celular da pele, estimulando a produção de colágeno.
Por meio de microagulhas existentes em equipamentos como o dermaroller, rolo que contém cerca de 200 agulhas, ou dermapen, caneta com microagulhas, o procedimento é realizado no paciente. Na sessão, o equipamento é passado diversas vezes em diferentes posições no rosto do paciente.
As microagulhas fazem pequenas perfurações no rosto, causando uma leve lesão na pele. Isso faz com que as células mortas e as impurezas da pele possam ser eliminadas no processo, dando lugar ao colágeno e a renovação da pele.
As perfurações causadas pelas agulhas também estimulam a formação de novos vasos sanguíneos, promovendo a vasodilatação, o que aumenta a quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes que a pele, o que também auxilia no processo de enrijecimento da pele.
Quando o microagulhamento facial é uma boa alternativa?
Esse tratamento é bastante aconselhando para pessoas que queira, de uma maneira geral, promoverem uma melhora na aparência do rosto com um procedimento simples, sem intervenção cirúrgica. O microagulhamento pode ser feito por homens e mulheres que queiram ficar com a pele mais firme e lisa.
No microagulhamento facial, a aplicação das microagulhas causa uma lesão que estimula a regeneração da pele, o que é fundamental para o tratamento contra rugas, manchas e cicatrizes de acne.
Para potencializar ainda mais o microagulhamento facial, os profissionais ainda costumam fazer este procedimento com drug delivery, quando outros dermocosméticos para a pele são aplicados na pele durante o procedimento, o que facilita a absorção dos ativos em camadas mais profundas da pele.
Se você deseja ter um rosto sem manchas, sem rugas e cicatrizes de acne e não quer fazer nenhum procedimento cirúrgico como o lifting facial, optar pelo tratamento de microagulhamento facial é a melhor alternativa.
Como funciona o microagulhamento facial?
Já falamos um pouco acima como o microagulhamento funciona, mas aqui vamos explicar detalhadamente. No procedimento, as microagulhas são aplicadas no rosto por meio de um dermaroller ou uma dermapen. As agulhas, geralmente, são de aço cirúrgico ou titânio, materiais que dificilmente causam reações colaterais na pele.
Dependendo do objetivo, as agulhas podem variar de tamanho, variando entre 0,25 a 3mm. Geralmente, no microagulhamento facial são utilizadas agulhas entre 0,5 e 2 mm. Quanto maiores as microagulhas, mais camadas da pele são atingidas.
No geral, esse procedimento é feito com agulhas menores, já que na maioria dos casos, o tratamento só atinge camadas mais superficiais da pele. Porém, em casos de manchas mais escuras, rugas e cicatrizes de acne bem acentuadas, as agulhas maiores são utilizadas para que haja uma regeneração mais profunda do tecido da pele.
A sessão começa com a aplicação das microagulhas por todo o rosto, em movimentos de vai e vem. Geralmente, na preparação para o procedimento, uma pomada anestésica é aplicada na pele para que o paciente não sinta nenhum desconforto com a aplicação das agulhas.
Cada sessão de microagulhamento facial leva em torno de uma hora. É comum que dermatologistas recomendem a relação de, pelo menos, duas sessões do procedimento, o que pode aumentar de acordo com o objetivo do paciente. O intervalo entre as sessões também é definido pelo médico, mas costuma ser de um mês.
Outro ponto importante a frisar é que esteticistas só devem aplicar agulhas de até 0,5 mm, as agulhas maiores devem ser aplicadas por dermatologistas, já que estes profissionais possuem todos os recursos para contornar qualquer reação adversa no momento da aplicação.Esses produtos, geralmente, são dermocosméticos que auxiliam na limpeza da pele, ácidos clareadores e outros ativos específicos. A recomendação é que eles sejam ministrados na pele, por pelo menos, duas ou três semanas antes do procedimento.
Cuidados antes e depois do microagulhamento facial
O microagulhamento facial começa bem antes da aplicação das agulhas. Dermatologistas e esteticistas recomendam que os pacientes ministrem kits de produtos específicos para preparar a pele e otimizar os efeitos do tratamento.
Logo após o término do procedimento, o rosto ficará bastante vermelho e em alguns casos, com um leve inchaço. A recomendação é a utilização de protetor solar continuamente e evitar a exposição ao sol. Com o decorrer dos dias, começa o processo de descamação da pele, quando a pele começa a se regenerar mais rígida e lisa.
Depois do tratamento com microagulhamento, para manter os efeitos do procedimento, o ideal é que a pessoa continue passando protetor solar todos os dias, loção para limpeza facial e um creme ou gel clareador de manchas e cicatrizes.
Gostou de nosso post? Compartilhe: