Peeling Facial

14/12/2020 às 15:33 Aromaterapia e Spa

Peeling Facial

O peeling é um procedimento que pode ser realizado em diversas partes do corpo, o mais popular tipo de peeling é o facial. O processo de peeling é indicado para pessoas que desejam diminuir a intensidade de rugas, manchas, acnes e outras imperfeições da pele.

Aqui neste artigo, vamos mostrar como é feito o procedimento, para que ele serve, quais cuidados tomar e quem pode fazê-lo.

O que é o peeling facial?

O peeling facial é um procedimento estético que pode ser realizado por esteticistas e dermatologistas. Basicamente, o processo se resume a aplicação de ácidos e cremes manipulados por estes profissionais no rosto do paciente

O intuito do peeling é destruir uma camada da pele, gerando uma descamação para eliminar as células mortas e fazer com que a camada da pele se regenere com um aspecto novo, bem mais firme e saudável.

Para que serve o peeling facial?

O peeling facial é indicado para pessoas que queiram diminuir a intensidade de rugas, manchas e cicatrizes de acne. O processo estimula a produção de colágeno e a irrigação sanguínea e facilita a absorção de outros dermocosméticos após a aplicação.

Tudo isso acontece por conta da descamação da pele promovida pelo peeling, que pode ser superficial, média ou profunda, dependendo do objetivo do tratamento.

Quais são as diferenças entre as intensidades do tratamento do peeling?

Como falamos acima, há três tipos de intensidades do peeling facial. Confira abaixo qual é a diferença entre eles:

  • Peeling facial superficial – Esse tipo de peeling é o mais comum. Ele é indicado para pessoas que tenham poros dilatados, peles ressacadas e marcas leves de manchas, rugas ou acne.
  • Peeling facial médio – Esse tratamento é indicado para quem possuem imperfeições mais intensas no rosto, como por exemplo, manchas profundas, rugas finas, pele com aspecto envelhecido ou muitas cicatrizes de acne. O peeling médio atinge mais camadas da pele.
  • Peeling facial profundo – Esse tipo de peeling atinge a profundidade da pele, causando um edema para que a renovação celular seja intensa e possa gerar melhores resultados. Ele é indicado para pessoas que tenham a pele muito envelhecidas, rugas, manchas ou cicatrizes de acne bem profundas no rosto.

Quanto mais profundo for o peeling facial, melhores devem ser os resultados porque mais camadas da pele são atingidas no processo. Porém, quem define a intensidade do peeling é o dermatologista. Assim também como o número de sessões e o intervalo entre elas. 

Quais são os principais tipos de peeling facial?

Existem três tipos de peeling facial, são eles:

  • Peeling químico – ministração de substâncias químicas na pele.
  • Peeling físico – geralmente feito com auxílio de aparelhos de dermoabrasão
  • Peeling a laser – feito com laser aplicado em certa intensidade na pele.

Abaixo falaremos mais sobre alguns tipos de peelings faciais químicos e físicos, confira:

Peeling Químico

A realização do peeling químico requer uma preparação da pele. Geralmente, dermatologistas recomendam o uso de soluções específicas com duas ou três semanas de antecedência. Isso serve para evitar algum efeito colateral indesejado durante o procedimento.

Conheça alguns dos principais tipos de peeling químico:

Ácido mandélico

O peeling com ácido mandélico promove uma despigmentação da pele. Esse processo é indicado para deseja clarear manchas causadas pelo sol, melasma ou sarda. O ácido mandélico é um ativo excelente para tratar peles envelhecidas.

Esse tipo de peeling é o melhor tratamento para que expõem diariamente ao sol durante o trabalho, já que este ativo ajuda a pele a diminuir os efeitos dos raios UV (ultravioleta).  

Ácido Glicólico

O peeling com ácido glicólico é muito utilizado para deixar a pele mais macia, firme e diminuir as rugas. Esse ativo é excelente para tratamentos que visam diminuir o envelhecimento da pele causada pela exposição ao sol, o aparecimento precoce de rugas, manchas no rosto e cicatrizes de acne.  

Ácido Salicílico 

O peeling com ácido salicílico é recomendado para tratamento que visam o clareamento da pele, atenuação de rugas e eliminação de comedões, cravos bastante comuns em pessoas de pele oleosa.

Peeling Físico

O peeling físico realizado por dermatologistas é feito com aparelhos de dermoabrasão. Porém, existem também receitas caseiras deste tipo de peeling feitos com lixas ou cremes abrasivos aplicados na pele.

Confira os dois principais tipos de peeling físico abaixo:

  • Peeling de cristal – Esse processo acontece com o jateamento de microgrânulos de hidróxido de alumínio na pele, causando a destruição de algumas camadas para promover a renovação celular.
  • Peeling de diamante – esse tipo de peeling é aplicado na pele com o auxílio de uma caneta que possui uma lixa diamantada na ponta.

Cuidados antes e depois do peeling facial

Já falamos acima, sobre os cuidados antes da realização de um peeling facial. Dermatologistas geralmente receitam dermocosméticos específicos para a preparação da pele.

Por ser um processo que causa uma pequena lesão na pele, o peeling facial requer alguns cuidados após o procedimento para o que resultado desejado seja alcançado. Um dos produtos indicados é o uso de clareadores na pele, para minimizar a irritação e acelerar a recuperação da pele.

Além disso, os médicos recomendam que a pessoa evite se expor a luz solar ou a mudanças bruscas de temperatura.

Por isso, sempre é indicado o uso de protetor solar com FPS maior do que 30 durante todo o dia, mesmo em dias nublados ou chuvosos para evitar que manchas ou queimaduras surjam dias após o procedimento por conta da finura e fragilidade da pele.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.