
A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos, local onde crescem os pelos. Essa doença pode acontecer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum no rosto, na virilha e na cabeça.
Folículos pilosos estão espalhados pelo corpo, menos na palma das mãos, plantas dos pés e de áreas como os lábios. Em casos leves, tidos como foliculites superficiais, cuidados de higiene básicos são suficientes para resolver a inflamação.
Em casos mais graves, é preciso de tratamento contra a doença, já que é possível perder definitivamente ou pelos e ainda ficar com cicatrizes permanentes no local da inflamação. É bastante comum que tenhamos foliculite ao longo da vida. Porém, pessoas obesas e com baixa imunidade estão mais sujeitas a terem a doença.
Quais são as causas e os sintomas da foliculite?
A foliculite é causada pela bactéria Staphilococcus aureus ou estafilococos, bactéria comum que se desenvolve na pele dos humanos. Porém, outras bactérias, vírus e fungos podem causar lesões cutâneas na pele, o que pode gerar a foliculite.
Algumas ações cotidianas também ajudam no desenvolvimento desse tipo de inflamação. O uso de lâminas de barbear ou de roupas muito justas, por exemplo, facilitam o surgimento da foliculite.
Ao se barbear, você pode gerar lesões no rosto e ao usar roupas muito apertadas, você acaba provocando um atrito maior do tecido com a pele, o que causa a inflamação.
Outras inflamações de pele como dermatite e acne também ajudam no desenvolvimento da foliculite. Se superficial, a foliculite pode ser percebida por uma pele avermelhada e sensível, também é possível a geração de pequenas bolhas semelhantes a espinhas. Geralmente, o local da inflamação coça bastante.
Em casos de foliculite profunda, a inflamação se estende até a raiz do folículo piloso. Assim, há o surgimento de uma lesão típica, caracterizada por uma área avermelhada e com aparecimento de um nódulo endurecido com pus no centro da inflamação. Também é possível sentir dor, coceira e verificar a formação de um edema no local.
Quais são os tipos de foliculite?
A foliculite superficial é mais comum nas pessoas e isso acontece por motivos corriqueiros como citamos acima. Nestes casos, a inflamação atinge apenas a parte superior do folículo piloso.
Conheça os principais tipos de foliculite:
Foliculite Estafilocócica
Esse tipo de foliculite se caracteriza por causa coceira no local e uma inflamação com pus. Essa lesão é bastante causada por lesões ao se barbear, o que gera o que pode ser chamado de “coceira de barbeiro”.
Em contato com a lâmina de barbear, as bactérias acabam entrando no corpo por meio de um corte durante a feitura da barba e causam a foliculite. Isso também pode acontecer quando nos acidentamos e ficamos com cicatrizes ou arranhões na pele.
Foliculite por pseudômonas
Esse tipo de foliculite é causado por bactérias pseudômonas que se desenvolvem em piscinas e banheiras com níveis de cloro e pH desregulados. A inflamação acontece algumas horas ou dias depois da exposição à bactéria.
A foliculite por pseudômonas se caracteriza por erupções avermelhadas que coçam e podem formar bolhas com pus.
Pseudofoliculite da barba
Esse tipo de inflamação afeta homens, quando seus pelos raspados ao barbear crescem curvados e se voltam para o interior da pele. Não é tão raro que isso aconteça com a barba masculina e é possível gerar cicatrizes no rosto e no pescoço.
Foliculite Pitirospórica
Esse tipo de inflamação também é mais comum em homens e é causada por um fungo que causa uma vermelhidão no local e pode atingir o pescoço, o rosto, os ombros e os braços.
Agora, conheço os tipos de foliculite profunda:
Sycosis barba
Esse é um tipo de foliculite profunda que causa inflamação em todo o folículo piloso após o barbear. Diferente de casos superficiais, esse tipo de inflamação pode aparecer constantemente ao se barbear.
Foliculite gram-negativo
Esse tipo de foliculite geralmente se desenvolve quando uma pessoa usa antibióticos por bastante tempo para tratamento de acne. Ela surge principalmente no nariz, os medicamentos alteram o equilíbrio natural da pele, permitindo o desenvolvendo das bactérias causam a lesão.
Furúnculos e carbúnculos
Essas inflamações deixam a pele bastante inchada e avermelhada. Isso acontece porque elas acumulam uma grande quantidade de pus no interior, o que gera coceira e dor no local.
Os furúnculos e carbúnculos são infecções mais profundas e graves e geralmente deixam alguma cicatriz permanente na pele.
Como tratar a foliculite?
O tratamento da foliculite depende do tipo e da gravidade da infecção. Em casos mais leves, simples cuidados de higiene com o uso de um kit de produtos básicos já resolvem o problema. Em casos mais graves, médicos receitam pomadas ou cremes anti-inflamatórios ou antibióticos viaoral para tratar a doença. Dependendo da gravidade ainda pode ser preciso um procedimento cirúrgico simples para drenar o pus do abcesso.
Porém, na maioria dos casos, o tipo de foliculite é apenas superficial e os dermatologistas recomendam bastante produtos como um protetor solar com FPS maior do que 30 e o uso de água termal com sabonete para auxiliar na recuperação natural da região atingida.
Gostou de nosso post? Compartilhe: