O microagulhamento é um procedimento estético bastante indicado para pessoas que desejem remover ou amenizar as cicatrizes de acne, manchas, rugas ou linha de expressão da pele.
Esse procedimento pode ser feito em diversas partes do corpo, sendo o microagulhamento facial, entre eles o tipo de tratamento do gênero mais conhecido no mercado.
Geralmente, esse procedimento é realizado por dermatologistas ou profissionais de estética com a ajuda de equipamentos como caneta com microagulhas, conhecida como dermapen ou um demaroller, um rolo com diversasmicroagulhas. O procedimento é realizado com agulhas esterilizadas, de aço cirúrgico ou titânio.
A aplicação destes aparelhos na pele auxilia na vasodilatação e estimula a produção de colágeno. Durante o processo, as agulhas também facilitam o processo de absorção de outros produtos estéticos aplicados direto na pele.
Quais são os principais benefícios do microagulhamento?
O microagulhamento é um procedimento estético bastante versátil. Ele pode ser realizado em diversas áreas da pele. Citamos acima, o microagulhamento facial, mas existem muitos outros locais onde o procedimento pode ser feito.
Muitos dermatologistas, por exemplo, indicam o microagulhamento para o tratamento da alopecia, doença que causa aqueda rápida de cabelos do couro cabeludo ou de outras regiões do corpo. O tratamento também pode ser feito em regiões como as costas para ajudar na diminuição da flacidez e das estrias.
O procedimento pode ser realizado em diversas partes do corpo como: rosto, pescoço, mãos, braços, seios, coxas, abdômen e outros.
Conheça abaixo os principais benefícios do microagulhamento:
- Elimina as cicatrizes ou pequenas feridas causadas pela acne.
- Diminui os poros dilatados do rosto.
- Estimula a produção de colágeno, o que ajuda a diminuir as rugas e marcas de expressão, auxiliando no rejuvenescimento da pele.
- Clareia manchas vermelhas ou melasma, manchas escuras da pele.
- Ajuda no clareamento das estrias e da flacidez da pele.
- Auxilia na absorção de medicamentos para a pele, o que pode otimizar outros tipos de tratamentos dermatológicos.
Como o microagulhamento é feito?
Este procedimento consiste na aplicação de microagulhas direto na pele do paciente. Isto é feito por meio da dermapen ou de um dermaroller. O ideal é que seja aplicado um creme anestésico no local para diminuir os incômodos causados pelas agulhas.
Depois da aplicação do creme, pelo menos, 30 minutos antes do início do procedimento, dermatologista ou esteticista realiza movimentos de vai e vem com o aparelho na pele do paciente.
Em média, são cerca de 15 passadas com as microagulhas em uma mesma área com pelo menos quatro cruzamentos, fazendo com que o dermaroller ou dermapen seja passando em diferentes posições pela pele.
Como as agulhas penetram na pele, há um sangramento na região do tratamento, sua intensidade varia de acordo com a espessura da agulha, porém o sangramento cessa em poucos minutos.
Depois da passada do aparelho na pele, geralmente é realizado o chamado “drug delivery”, quando algum outro medicamento ou dermocosméticos é aplicado na pele para aproveitar uma maior penetração, causada pelas microagulhas.
O tamanho das agulhas varia de acordo com o objetivo de tratamento. Se o tratamento visa diminuir manchas e eliminar cicatrizes de acne, por exemplo, geralmente são usadas agulhas de2,5 mm. Em casos onde o intuito é apenas estimular a produção de colágeno para o rejuvenescimento da pele, são usadas agulhas entre 0,5 e 1 mm.
No tratamento de estrias e flacidez da pele em regiões como barriga e coxa, são utilizadas agulhas de 1,5 ou 2 mm.
A aplicação das microagulhas em áreas mais sensíveis da pele como nariz, bochechas, seios, ao redor dos olhos, entre outras é feita com menos pressão para não criar hematomas ou prejudicar os ossos do paciente. Em locais mais rígidos como a testa ou a coxa, a pressão pode ser maior.
Quantas sessões de microagulhamento são necessárias para bons resultados?
Em média, dermatologistas recomendam, pelo menos, a realização de três ou quatro sessões de microagulhamento. Uma sessão costuma durar, em média, entre 30 minutos e 1 hora.
Dependendo do tipo de pele e do objetivo, há a necessidade de intervalo de um mês entre as sessões para que a pele possa se recuperar inteiramente. O número de sessões e o intervalo entre elas varia de acordo com o objetivo e o tipo de pele e tratamento, por isso deve ser definido por um dermatologista ou esteticista.
Como é o antes e depois de uma sessão de microagulhamento?
O microagulhamento é um procedimento que causa uma lesão na pele, por isso é importante tomar alguns cuidar antes e depois das sessões para obter o melhor resultado possível.
Geralmente, é recomendado que as pessoas façam uma limpeza de pele no local do tratamento, pelo menos, uma semana antes do procedimento. Também é indicado o uso de clareadores e antioxidantes na pele e a interrupção da aplicação de qualquer ácido, pelo menos, 72 horas antes do procedimento.
Depois do procedimento, a pele costuma ficar bastante vermelha e entre em processo de descamação. É possível que o paciente sinta o local um pouco inchado e com ardor. Por isso, é importante que ele não se exponha ao sol durante 30 ou 45 dias e que utilize água termal e tônico facial, além de cicatrizantes indicados pelo dermatologista.
Estes produtos auxiliam na recuperação mais rápida da pele. É importante também utilizar proteção solar com FPS maior do que 30 durante todo o dia, independente do tempo. Além disso, é fundamental não arrancar crostas da pele, caso elas apareçam, isso faz parte do processo de renovação da pele.
Com o decorrer das sessões, com os devidos cuidados e a aplicação de outros produtos dermocosméticos, é possível notar a eliminação de cicatrizes de acne, diminuição das rugas e linhas de expressão, manchas e estrias.
Gostou de nosso post? Compartilhe: