A aromaterapia é uma técnica que tem crescido muito no mundo estético nos últimos anos. Com a maior aceitação do uso dos óleos essenciais, essa técnica se tornou uma ferramenta valiosa para melhorar diversos problemas no dia a dia.
Essa terapia pode ser realizada de diversas formas. Ao longo do texto, vamos mostrar como a prática da aromaterapia é realizada e como os principais óleos essenciais do mercado podem ajudar a combater doenças, aliviar dores e aumentar o nosso bem-estar.
Como funciona a aromaterapia?
Essa técnica consiste no uso de óleos essenciais. Eles são chamados assim porque carregam a “essência” da planta. Os óleos são absorvidos por nosso corpo de diferentes formas como a inalação, a vaporização e a massagem.
Cada óleo essencial possui propriedades características e em muitos casos podem ter um efeito benéfico para o nosso corpo. A exposição moderada aos óleos essenciais pode ser saudável para o coração, estômago, no combate à ansiedade e a depressão.
Confira as principais práticas para o uso de óleos essenciais na aromaterapia:
Inalação
A inalação é a melhor maneira para obter os benefícios dos óleos essenciais. Isso porque o aroma chega facilmente no sistema límbico do cérebro e tem efeito natural em nosso corpo.
Aromatização
Aqui, você adiciona duas ou três gotas do óleo escolhido em um recipiente com água e deixa o aroma se espalhar por todo o cômodo. Essa solução é bastante econômica e eficaz.
Sprays
O uso de algumas gotas de óleos essenciais misturados com água, podem ser colocados em um spray para serem borrifados em locais específicos, o que facilita a aplicação em alguns locais da casa.
Vaporização
A vaporização é eficiente no tratamento de problemas respiratórios pois nessa prática, o aroma é liberado em direção ao nariz, sendo absorvido rapidamente pelo nosso sistema respiratório. Assim, é possível hidratar e relaxar as vias respiratórias.
Massagem
A massagem é a melhor forma de aplicar óleos essenciais diretamente na pele, podendo ajudar a tratar dores musculares, problemas de pele e articulares.
Banho
O banho une os benefícios da vaporização e da massagem, permitindo a inalação e o contato dos óleos essenciais com a pele.
Existem contraindicação para uso de óleos essenciais?
O uso dos óleos essenciais deve ser feito com moderação e de preferência seguindo as recomendações de um neuropata. Óleos à base de cítricos como laranja e bergamota, por exemplo, podem causar queimaduras solares na pele.
Alguns óleos essenciais como o eucalipto são tóxicos para o sistema nervoso e o fígado e por isso não podem ser ingeridos, principalmente, por certos grupos como grávidas, idosos e crianças.
Outros óleos como absinto e Artemísia não são aconselhados para grávidas porque causam a contração do útero. Pessoas alérgicas também podem sofrer de problemas respiratórios por conta do aroma de algum óleo essencial.
Principais óleos essenciais
- Lavanda: Muito utilizado para ajudar pessoas a dormirem melhor e reduzir a ansiedade.
- Sálvia: Utilizado para reduzir a pressão arterial e normalizar as taxas de respiração, controlando o nervosismo.
- Hortelã-pimenta: Ajuda a reduzir a fadiga e melhora a memória.
- Jasmim: Tem efeito afrodisíaco e pode melhorar o seu humor.
- Laranja: Diminui a ansiedade e ajuda mulheres a ficarem mais relaxadas durante o parto.
- Alecrim: Melhora a capacidade cerebral.
- Eucalipto: Ajuda a aliviar as dores de cabeça e na vaporização faz o nariz parar de escorrer.
- Bergamota: Muito utilizado para ajudar pessoas a relaxarem e para melhorar o humor.
Quais são os principais benefícios da aromaterapia
A maior parte dos óleos essenciais possuem benefícios para a saúde, como mostramos acima. Aqui, vamos mostrar alguns dos principais benefícios do uso em geral da aromaterapia no dia a dia, confira:
Diminui a ansiedade
Alguns óleos essenciais como laranja e lavanda ajudam a diminuir a ansiedade. Estudados mostram que estas essências deixam as pessoas mais calmas após a realização de uma massagem, por exemplo.
Combate as dores de cabeça
Óleos como o de hortelã-pimenta, por exemplo, podem diminuir as dores de cabeça de certas pessoas. Isso pode ocorrer através da vaporização ou do banho com a essência.
Ajudam a melhorar o sono
Alguns óleos essenciais como o de lavanda pode ajudar pessoas a dormirem melhorar, combatendo problemas como a ansiedade e a insônia.
Ajuda a reduzir inflamações
Alguns óleos essenciais ajudam a prevenir inflamações como o óleo de lavanda e de tomilho.
Dão mais energia no dia a dia
O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a estimular no dia a dia. Quem precisa de mais energia, pode encontrar o segredo para ter mais disposição nos óleos essenciais.
Ajuda a diminuir dores no estômago
Óleos essenciais como o de limão, por exemplo, podem ajudar a combater problemas como a náusea e o vômito. Existem estudos que mostram que mulheres grávidas que cheiravam óleo de limão sentiam menos dores no estômago, ficando menos enjoadas durante a gravidez.
A aromaterapia é uma técnica natural que pode ajudar bastante no dia a dia. Se usado, seguindo as recomendações necessárias, os óleos essenciais podem trazer inúmeros benefícios para melhorar o nosso cotidiano e aumentar o nosso bem-estar.
Gostou de nosso post? Compartilhe: