O que é aromaterapia?

28/01/2021 às 09:44 Aromaterapia e Spa

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica que tem crescido muito no mundo estético nos últimos anos. Com a maior aceitação do uso dos óleos essenciais, essa técnica se tornou uma ferramenta valiosa para melhorar diversos problemas no dia a dia.

Essa terapia pode ser realizada de diversas formas. Ao longo do texto, vamos mostrar como a prática da aromaterapia é realizada e como os principais óleos essenciais do mercado podem ajudar a combater doenças, aliviar dores e aumentar o nosso bem-estar.

Como funciona a aromaterapia?

Essa técnica consiste no uso de óleos essenciais. Eles são chamados assim porque carregam a “essência” da planta. Os óleos são absorvidos por nosso corpo de diferentes formas como a inalação, a vaporização e a massagem.

Cada óleo essencial possui propriedades características e em muitos casos podem ter um efeito benéfico para o nosso corpo. A exposição moderada aos óleos essenciais pode ser saudável para o coração, estômago, no combate à ansiedade e a depressão.

Confira as principais práticas para o uso de óleos essenciais na aromaterapia:

Inalação

A inalação é a melhor maneira para obter os benefícios dos óleos essenciais. Isso porque o aroma chega facilmente no sistema límbico do cérebro e tem efeito natural em nosso corpo.

Aromatização

Aqui, você adiciona duas ou três gotas do óleo escolhido em um recipiente com água e deixa o aroma se espalhar por todo o cômodo. Essa solução é bastante econômica e eficaz.

Sprays

O uso de algumas gotas de óleos essenciais misturados com água, podem ser colocados em um spray para serem borrifados em locais específicos, o que facilita a aplicação em alguns locais da casa.

Vaporização

A vaporização é eficiente no tratamento de problemas respiratórios pois nessa prática, o aroma é liberado em direção ao nariz, sendo absorvido rapidamente pelo nosso sistema respiratório. Assim, é possível hidratar e relaxar as vias respiratórias.

Massagem

A massagem é a melhor forma de aplicar óleos essenciais diretamente na pele, podendo ajudar a tratar dores musculares, problemas de pele e articulares.

Banho

O banho une os benefícios da vaporização e da massagem, permitindo a inalação e o contato dos óleos essenciais com a pele.

Existem contraindicação para uso de óleos essenciais?

O uso dos óleos essenciais deve ser feito com moderação e de preferência seguindo as recomendações de um neuropata. Óleos à base de cítricos como laranja e bergamota, por exemplo, podem causar queimaduras solares na pele.

Alguns óleos essenciais como o eucalipto são tóxicos para o sistema nervoso e o fígado e por isso não podem ser ingeridos, principalmente, por certos grupos como grávidas, idosos e crianças.

Outros óleos como absinto e Artemísia não são aconselhados para grávidas porque causam a contração do útero. Pessoas alérgicas também podem sofrer de problemas respiratórios por conta do aroma de algum óleo essencial.

Principais óleos essenciais

  • Lavanda: Muito utilizado para ajudar pessoas a dormirem melhor e reduzir a ansiedade.
  • Sálvia: Utilizado para reduzir a pressão arterial e normalizar as taxas de respiração, controlando o nervosismo.
  • Hortelã-pimenta: Ajuda a reduzir a fadiga e melhora a memória.
  • Jasmim: Tem efeito afrodisíaco e pode melhorar o seu humor.
  • Laranja: Diminui a ansiedade e ajuda mulheres a ficarem mais relaxadas durante o parto.
  • Alecrim: Melhora a capacidade cerebral.
  • Eucalipto: Ajuda a aliviar as dores de cabeça e na vaporização faz o nariz parar de escorrer.
  • Bergamota: Muito utilizado para ajudar pessoas a relaxarem e para melhorar o humor.

Quais são os principais benefícios da aromaterapia

A maior parte dos óleos essenciais possuem benefícios para a saúde, como mostramos acima. Aqui, vamos mostrar alguns dos principais benefícios do uso em geral da aromaterapia no dia a dia, confira:

Diminui a ansiedade

Alguns óleos essenciais como laranja e lavanda ajudam a diminuir a ansiedade. Estudados mostram que estas essências deixam as pessoas mais calmas após a realização de uma massagem, por exemplo.

Combate as dores de cabeça

Óleos como o de hortelã-pimenta, por exemplo, podem diminuir as dores de cabeça de certas pessoas. Isso pode ocorrer através da vaporização ou do banho com a essência.

Ajudam a melhorar o sono

Alguns óleos essenciais como o de lavanda pode ajudar pessoas a dormirem melhorar, combatendo problemas como a ansiedade e a insônia.

Ajuda a reduzir inflamações

Alguns óleos essenciais ajudam a prevenir inflamações como o óleo de lavanda e de tomilho.

Dão mais energia no dia a dia

O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a estimular no dia a dia. Quem precisa de mais energia, pode encontrar o segredo para ter mais disposição nos óleos essenciais.

Ajuda a diminuir dores no estômago

Óleos essenciais como o de limão, por exemplo, podem ajudar a combater problemas como a náusea e o vômito. Existem estudos que mostram que mulheres grávidas que cheiravam óleo de limão sentiam menos dores no estômago, ficando menos enjoadas durante a gravidez.

A aromaterapia é uma técnica natural que pode ajudar bastante no dia a dia. Se usado, seguindo as recomendações necessárias, os óleos essenciais podem trazer inúmeros benefícios para melhorar o nosso cotidiano e aumentar o nosso bem-estar.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.