Um dos problemas mais comuns no couro cabeludo é a caspa. As casquinhas brancas descamativas causam bastante coceira no cabelo e são um dos primeiros indícios da dermatite seborreica em nosso corpo.
Esse problema prejudica a nossa saúde capilar e também nos prejudica na parte da estética, já que em grande quantidade, as caspas acabam se tornando aparentes. Será que existe cura para a caspa? Aqui vamos dar algumas dicas para o tratamento e prevenção dessa patologia.
O que é caspa?
A caspa é o nome popular da dermatite seborreica no couro cabeludo, já que a doença pode atingir outras regiões do corpo. Nos cabelos, a caspa causa uma inflamação acompanhada por uma descamação branca ou amarelada.
Geralmente, as caspas causam uma coceira intensa no couro cabeludo, e podem apresentar manchas vermelhas e feridas na cabeça. Esse quadro pode se desenvolver pela falta de cuidados com o couro cabeludo ou por predisposição familiar.
Pessoas de pele oleosa são as que mais costumam sofrer com a caspa. O aumento da produção de sebo e o pouco cuidado com os cabelos causam o aparecimento dos fungos que causam a caspa no couro cabeludo.
Confira abaixo nossas dicas de como acabar com a caspa:
Não use shampoo a seco
Muitas mulheres usam shampoo a seco porque eles são práticos no dia a dia. Porém, estes produtos podem contribuir para o surgimento da caspa.
Apesar de deixarem o cabelo bonito e com aspecto de limpos após as lavagens, os shampoos a seco absorvem a umidade natural do cabelo, ressecando o couro cabeludo. Isso estimula o aumento da oleosidade no couro cabeludo, e com isso, facilitando a produção das caspas.
Use um bom shampoo anticaspa
Se você já convive com a caspa, uma maneira barata e eficaz de lidar com o problema é utilizar um bom shampoo anticaspa. Estes produtos são produzidos com foco para combater este problema.
Eles contam com antifúngicos, enxofre e óleos essenciais capazes de tratar a inflamação do couro cabeludo. Dê preferência a versões mais robustas, que compensam o preço.
Se estiver em dúvida, consulte um dermatologista e peça uma recomendação de um bom shampoo anticaspa. Inicie o tratamento contra a caspa com este produto que é barato e bastante eficaz na eliminação dos fungos.
Seque os cabelos corretamente
Se o cabelo ressecado demais favorece a caspa, cabelos úmidos por muito tempo também facilitam a vida dos fungos causadores do problema. Por isso, nossa 3° dica é que você seque bem os cabelos após o banho. É importante ainda evitar dormir com os fios molhados.
Para secar bem, utilize um secador em temperaturas frias, assim você seca corretamente o cabelo. Temperaturas muito quentes aumentam a oleosidade e favorecem a caspa.
Evite usar bonés e chapéus
Os bonés e chapéus são acessórios que deixam qualquer look mais estiloso. Porém, estes acessórios acabam favorecendo o surgimento das caspas. Bonés e chapéus acabam “abafando” o couro cabeludo, impedindo o cabelo de “respirar” e eliminar a umidade.
Assim, o uso frequente destes acessórios ajuda na produção de caspas, já que eles deixam os cabelos úmidos, principalmente, quando usados em exposição ao sol. Então, se você já possui caspa, a dica é evitar o uso de bonés e chapéus a qualquer custo.
Se você ainda não possui esse problema, tome cuidado! Evite andar no sol com estes acessórios, busque usá-los raramente em momentos específicos para não criar uma chance de proliferação dos fungos que causam a caspa.
Use óleos essenciais
Óleos essenciais são uma boa pedida para tratar a caspa de forma natural. A dica é adotar o uso de uma loção capilar que tenha óleos essenciais em sua composição. Por serem naturais, estes produtos não possuem contraindicações e podem ser usados por qualquer pessoa.
Além das loções capilares, o uso de um óleo de amêndoas doce pode ajudar na regeneração e revitalização capilar, fortalecendo a proteção do couro cabeludo contra as caspas.
Evite fazer tratamentos químicos nos cabelos
Essa é uma dica para as mulheres. Tratamentos químicos no cabeludo como tinturas, alisamento, escova progressiva, alisamentos, entre outros, estimulam o aumento da oleosidade e a inflamação que causa as caspas no couro cabeludo.
Se você começou a notar a presença de caspas dias após um tratamento do tipo, provavelmente o problema foi causado por uma reação aos produtos. Nestes casos, você deve procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento.
Por fim, evite esses tratamentos e se for fazer algo do tipo, busque por tratamentos naturais que não utilizem substâncias químicas que podem causar a caspa ou outros problemas no couro cabeludo.
Não lave os cabelos todos os dias
A maioria das pessoas comete o erro de lavar o cabelo todos os dias. A lavagem diária acaba desgastando os fios, ressecam o cabelo e contribuem para a produção do sebo que gera a caspa.
Apesar de lavar diariamente ser um hábito ruim, deixar de lavar o cabelo durante muitos dias também não é aconselhável. A dica é lavar o cabelo dia sim, dia não. Dessa maneira, você pode manter os efeitos do shampoo e condicionador anticaspa sem prejudicar o cabelo.
Gostou de nosso post? Compartilhe: