O que é bom para a caspa?

07/12/2020 às 11:46 Capilar

O que é bom para a caspa?

As caspas são um dos problemas mais comuns no couro cabeludo. Se você já notou casquinhas brancas presentes no cabelo ou que caem na sua blusa quando você passa a mão nos fios, você possui caspa.

Esse problema é um dos indícios da dermatite seborreica, inflamação de pele que pode atingir o couro cabeludo. A caspa causa a descamação da pele, deixando uma vermelhidão no local atingido, como também feridas e gerando uma forte coceira.

O que causa a caspa?

A principal causa da caspa é o excesso de oleosidade nos cabelos. Isso fator favorece bastante o surgimento da caspa. Mas as causas também podem ser outras. Desde a presença de fungos e bactérias que causam a doença, até problemas relacionados a fatores emocionais como o estresse e a ansiedade.

Com tantos fatores, o ideal é que você consulte um médico para entender a origem do problema. Um dermatologista é o profissional mais indicado para recomendar o tratamento mais eficaz para o combate a caspa.

Como tratar a caspa?

Por ser um problema comum, existem diversas dicas conhecidas que auxiliam na luta contra a caspa. Porém, aqui não iremos listar receitas caseiras milagrosas, mas daremos dicas simples de produtos e ações que realmente ajudam a acabar com a caspa.

Confira as nossas dicas abaixo:

Use um bom shampoo anticaspa

Os shampoos anticaspa são recomendados por dermatologistas para as pessoas que convivem com esse problema. Este produto geralmente é composto por óleos essenciais, aminoácidos e antifúngicos que podem fortalecer os fios e combater a raiz do problema.

Existem diversas opções de shampoos anticaspa no mercado, que variam de preço e de composição. O mais indicado é que você procure um dermatologista para receitar o melhor shampoo para o seu caso.

Não lave o cabelo todo dia

Muitas pessoas erram ao lavar os cabelos todos os dias. Esse costume ajuda a desgastar os fios e retirar a oleosidade natural dos cabelos, o que favorece o surgimento da caspa.

A prática de lavar o cabelo todo dia acaba fazendo o corpo produzir mais sebo, ou seja, causa um excesso de oleosidade no couro cabeludo. O mais recomendado é lavar o cabelo dia sim, dia não.

Não coloque produtos na raiz do cabelo

Se você utiliza produtos para fortalecer os fios como máscaras hidratantes e loções capilares, a dica é não colocar os produtos na raiz do cabelo. Passar estes produtos na raiz pode acabar obstruindo os poros, estimulando a produção de sebo, e por consequência, aumentando a oleosidade.

Assim, evite passar qualquer tipo de produto na região da raiz do cabelo. Isso otimizará ainda mais o resultado. Os produtos utilizados terão um efeito ainda melhor no fortalecimento dos fios.

Use loções capilares

O uso de loções capilares é fundamental no combate a caspa. A composição destes produtos traz elementos que ajudam no fortalecimento e recuperação dos fios, deixando o couro cabeludo mais saudável.

O ideal é que você opte por uma loção capilar que contenha óleos essenciais. Por serem naturais, óleos essenciais e extratos vegetais não possuem contraindicação e podem ser usados por qualquer pessoa.

Se quiser otimizar ainda mais os resultados, aplique a loção e após um bálsamo capilar para reforçar o fortalecimento dos fios. Ao passar a loção, faça uma massagem em seu couro cabeludo para que os ativos do produto penetrem bastante. Deixe no cabelo por alguns minutos antes de retirar com uma lavagem.

Evite procedimentos químicos

Outra dica para tratar a caspa é evitar procedimentos químicos como escovas progressivas e tinturas nos cabelos. Esses produtos podem gerar reações alérgicas e efeitos colaterais que contribuem para danificar os fios, favorecendo o surgimento da caspa.

A dica é trocar tratamentos com produtos químicos por procedimentos naturais. Essa é uma maneira de evitar o enfraquecimento dos fios.

Seque corretamente os cabelos

Ao lavar ou molhar os cabelos, o ideal é que você seque-o corretamente logo após o banho. Se o cabelo fica úmido por muito tempo, pode haver uma proliferação de fungos e bactérias que causam a caspa e aceleram a descamação da pele. Evite, por exemplo, dormir com os cabelos molhados.

É fundamental secar bem os cabelos para evitar a caspa. Se você costuma utilizar o secador de cabelo, o ideal é que você o mantenha longe da raiz do cabelo e o utilize em temperaturas frias.

Use remédios antifúngicos

Dermatologistas costumam passar remédios antifúngicos e anti-inflamatórios para pessoas com caspa. Os antifúngicos são bastante eficazes nos casos em que a caspa é causada pela proliferação de fungos no couro cabeludo.

Se este é o seu caso, consulte um médico e peça para que ele recomende o melhor antifúngico para tratar a caspa.

Com estas dicas, acreditamos que você poderá lidar bem melhor com a caspa, tratando bem o problema. Além de seguir as dicas acima, procure um dermatologista para realizar o tratamento mais adequado para o seu caso.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.