Drenagem linfática: o que é e para que serve?

16/02/2021 às 14:01 Corporal

Drenagem linfática: o que é e para que serve?

A drenagem linfática manual está entre as melhores massagens corporais para ajudar no detox do corpo. Essa técnica ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, diminuindo inchaços e a temida celulite.

O procedimento é tão eficiente que a drenagem não é usada apenas para fins estéticos, a técnica é bastante utilizada no pós-operatório de diversos tipos de cirurgia. Geralmente, a massagem é realizada por um terapeuta, mas também pode ser feita pela própria pessoa.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem corporal que pode ser feita de forma manual ou com ajuda de equipamentos e visa promover a remoção de impurezas orgânicas por meio da estimulação do sistema linfático.

Para que você possa entender melhor, imagine que o sistema linfático é uma espécie de terceira via de circulação do nosso corporal. A linfa é o líquido que circula pelos vasos linfáticos, sendo muito importante para o nosso imunológico.

O processo de drenagem visa filtrar a linfa melhorando a sua circulação por todo o corpo. Com o decorrer do tempo, o líquido pode ficar acumulado entre as células, o que ajuda a gerar problemas como o inchaço em diversas partes do corpo. Esse procedimento deve ser realizado por profissionais especializados para os movimentos feitos sejam corretos e se obtenha os resultados desejados. Esse procedimento pode ser feito em pessoas que tem pele oleosa, seca ou mista. 

Para que serve a drenagem linfática?

A drenagem serve para diminuir o inchaço corporal e a celulite. Como uma massagem corporal, o processo também ajuda a melhorar a circulação arterial e venosa, atuando ainda no combate a gordura localizada.

É importante frisar que o transporte de gordura e vitaminas do corpo é feito pela linfa do intestino, logo com a drenagem linfática frequente, há uma maior oxigenação dos tecidos do corpo e traz os benefícios citados no parágrafo acima.

Muitos acreditam que a drenagem linfática é uma técnica que ajuda no emagrecimento rápido, mas isso não é bem verdade. Obviamente que com a prática frequente, a pessoa tende a perder um certo peso, já que a drenagem linfática foca em eliminar toxinas e inchaço do corpo.

Porém, para que o emagrecimento possa acontecer, é preciso aliar a técnica a outros fatores como a aplicação de gel redutor de medidas, uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.

Como a drenagem linfática é feita?

A drenagem linfática pode ser feita manualmente por meio de uma massagem que estimule os vasos linfáticos no sentido do gânglio linfático. Em cada região do corpo, há um tipo de movimentação de mãos diferente mais adequado.

Também é possível utilizar aparelhos de endermologia para realizar uma drenagem linfática, mas segundo massoterapeutas, a técnica manual é bem mais eficiente. Para que os resultados comecem a aparecer, o recomendado é que a drenagem linfática seja feita com frequência.

Para aqueles que consigam aprender os movimentos da técnica manual, há a possibilidade de se fazer a automassagem em casa todos os dias. Quem prefere fazer com um profissional, o ideal é que drenagem seja feita, pelo menos, três vezes por semana. O ideal é que a pele seja preparada com sabonete cremoso esfoliante, para depois receber a drenagem com o uso de creme fitoestimulante para potencializar os resultados. 

A frequência é bastante importante para os resultados, já que caso a drenagem seja feita com grande intervalo de tempo, os resultados não aparecem porque dias depois a retenção de líquidos do corpo volta. Com a prática frequente, é possível começar a sentir os resultados em uma ou duas semanas.

Quais são as indicações e contraindicações da drenagem linfática?

A técnica pode ser realizada em qualquer pessoa que queira eliminar o excesso de líquido e as toxinas do corpo. Por isso, esse procedimento é bastante indicado após cirurgia, após o tratamento de um câncer, após lesões em músculos, tendões e articulações e durante a gravidez e o período menstrual.

Entre as contraindicações, a drenagem linfática não deve ser realizada em pacientes com acne de grau 3 ou 4 porque isto pode piorar as lesões. Se você possui alguma ferida aberta no corpo, decorrente de um acidente, a drenagem também não deve ser feita para evitar infecções.

Em cirurgias, o procedimento deve ser realizado, pelo menos, 24 ou 48 horas após conforme recomendação médica.

Quais são os principais benefícios da drenagem linfática?

Já falamos bastante sobre os benefícios da drenagem linfática no decorrer do texto, mas abaixo vamos organizar e listar as principais vantagens de realizar o procedimento frequentemente, confira:

Combate o inchaço

Com a estimulação do sistema linfático, a drenagem ajuda a diminuir o inchaço corporal e a retenção de líquidos e toxinas.

Combate a celulite

A prática também ajuda a diminuir a celulite, já que rechaça a retenção de líquidos.

Auxilia na recuperação de lesões

A drenagem linfática ajuda na recuperação de lesões musculares e articulares, promovendo a oxigenação de tecidos.

Acelera o processo de cicatrização

Além de ajudar a reduzir edemas, a drenagem melhora a circulação sanguínea, o que acelera a cicatrização de feridas em todo o corpo.

E agora que você já sabe quais são os benefícios da drenagem linfática, está pronta para colocá-la em prática? Compre os produtos necessários, procure um terapeuta e vamos nessa! 


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.