Como acabar com as rachaduras dos pés

17/12/2020 às 17:23 Mãos e Pés

Como acabar com as rachaduras dos pés

Você está sentindo seu pé áspero e rachado? Então, você precisa cuidar mais dos seus pés, só ir a pedicure não basta! Com a correria do dia a dia, é muito mais fácil cuidar dos pés em casa, assim você não só poupa dinheiro e tempo para conseguir manter os pés limpos e hidratados.

Assim como outras partes do corpo, os nossos pés também precisam de cuidados. Se não cuidarmos deles, eles ficam rachados, muito secos e com um odor desagradável. Aqui neste artigo, vamos dar diversas dicas de como cuidar dos seus pés com ações simples.

Como surgem as rachaduras nos pés?

Os pés precisam de hidratação, quando eles não estão hidratados, as rachaduras aparecem. E é muito mais fácil que a pele dos pés rache e fique bastante seca porque ela não é tão flexível como outras partes do corpo.

Aliado a falta de hidratação, alguns outros fatores podem favorecer o aparecimento das rachaduras, como por exemplo, andar muito tempo descalço, usar chinelos e sandálias com frequência e tomar banho com água bem quente.

Fora isso, pessoas que bebem pouca água tem uma tendência para a desidratação. E obviamente, os pés são os primeiros locais que apontam para isto com as rachaduras.

Como cuidar dos pés corretamente?

Com cuidados simples e o uso de alguns produtos específicos para os pés é possível tratar bem dos pés em casa. Eliminar as rachaduras nos pés não é tão difícil quanto parece, basta fazer tudo o que falarmos abaixo:

Esfoliação

Assim como fazemos a esfoliação do rosto, também precisamos esfoliar nossos pés, pelo menos, uma vez na semana. Reserve um tempo após o banho para passar um sabonete esfoliante específico para os pés.

A dica é passar o esfoliante logo após o banho, com os pés e calcanhares ainda úmidos. Se fizer em outro momento, mergulhe os pés em água morna por 10 minutos, antes de fazer a esfoliação.

A esfoliação dos pés consegue fazer a limpeza profunda da pele, eliminando células mortas, diminuindo a aspereza dos pés, evitando calos e deixando a pele mais macia.

Retire o excesso de pele dos pés com uma lixa

Outra dica bem simples e rápida para acabar com as rachaduras nos pés é tirar o excesso de pele como uma lixa. Faça um “escalda pés”, colocando seus pés numa bacia de água morna por 10 ou 15 minutos, e depois passe a lixa.

Mas calma, você não deve fazer esse procedimento quando estiver com rachaduras, isso pode danificar ainda mais o seu pé. O uso da lixa nos pés deve ser feito quando você já não tem mais rachaduras, mas a pele ainda continua grossa e ressecada.

Passe a lixa bem de leve, fazendo movimento suaves sobre o calcanhar, na lateral do dedão e na sola dos pés para tirar o excesso de pele morta. Depois de passar a lixa, molhe novamente o pé em água morta para tirar o excesso de pele após seque bem os pés com uma toalha.

Faça uma boa hidratação nos pés

Use um kit estimulante para pernas e pés e faça uma boa hidratação. Primeiro, faça um escalda pés para amolecer a pele e abrir os poros. Depois passe um pouco de creme hidratante nos pés e pingue óleos essenciais para deixar a pele bem mais macia e hidratada.

Os óleos essenciais agem como uma espécie de desodorante, eliminando a bromidrose, conhecida popularmente como chulé, um odor desagradável que muitas pessoas possuem.

Os ativos do creme hidratante e amaciante tem função antisséptica, sendo essencial para eliminar fungo e bactérias que causam a coceira, a frieira, os calos e o ressecamento da pele, impedindo o surgimento das rachaduras.

Seque os pés corretamente

Após o banho ou escalda pés é importante secar bem os pés. Isso é essencial para evitar a proliferação de fungos. Na hora de secar, dê atenção para os espaços entre os dedos dos pés. Porém, não esfregue a toalha par anão deixá-la irritada.

O ideal é que você seque os pés com movimentos de pressão leves sobre a pele, assim você tira o excesso de água. Depois de secar os pés com a toalha, deixe os pés ao ar livre por, pelo menos, dois minutos para que eles sequem completamente.

Troque seus calçados

Nossa última dica é que você troque os seus calçados. As rachaduras e o ressecamento da pele também podem estar acontecendo porque você utiliza sapatos, botas e tênis muito apertados.

Se você utiliza calçados apertados que restringem o seu movimento e impedem que seu pé “respire”, provavelmente você tem ou desenvolverá rachaduras. Assim como outras partes do corpo, nossos pés precisam respirar.

Então, troque os calçados por outros mais confortáveis. Isso é fundamental para que você ande com mais conforto e para que a hidratação, esfoliação e escalda pés possam surtir efeito em pouco tempo, garantindo o fim das rachaduras e do ressecamento da pele do local.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.