Pele oleosa: Aprenda como cuidar

04/11/2020 às 11:55 Facial

Pele oleosa: Aprenda como cuidar

Existem três tipos de pele: a pele oleosa, a pele seca e a pele mista. Aqui neste artigo, falaremos sobre a pele oleosa, que é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. Depois deste artigo, você saberá quais são as características da pele oleosa e como fazer a hidratação e higienização desse tipo de pele.

Por ser bastante popular, não faltam produtos para cuidar e hidratar a pele oleosa no mercado. Este tipo de pele requer cuidados específicos que possam ajudar a diminuir a possibilidade de problemas mais comuns em pessoas de pele oleosa.

Quais são as principais características da pele oleosa?

A pele oleosa se caracteriza por possuir um brilho intenso e os poros mais dilatados. Ela tem esse por conta da oleosidade, geralmente produzida em excesso. Devido a essa produção de sebo excessiva, pessoas de pele oleosa tem uma tendência maior a terem problemas com a acne.

É essencial que as pessoas com esse tipo de pele tomem cuidados específicos para não sofrer com problemas de pele mais propensos a surgirem na pele oleosa. É preciso ter o cuidado com o uso de qualquer dermocosmético, limpar e hidratar bem a pele, além de evitar a exposição ao sol sem o uso de protetor solar.

O uso de produtos errados e a falta de cuidado com a pele oleosa pode intensificar o que chamamos de “efeito rebote”, que se caracteriza pela produção de sebo em excesso para proteger a pele.

Como cuidar da pele oleosa?

Como já dissemos acima, a pele oleosa precisa de cuidados específicos para se manter saudável. Fazer a limpeza e a hidratação da pele é essencial para desobstruir os poros controlar a oleosidade.

Confira as nossas dicas abaixo:

Sabonete de pH neutro

Usar um sabonete de pH neutro durante o banho é essencial para manter as defesas da pele e eliminar impurezas evitando o efeito rebote e o ressecamento da pele oleosa. Estes sabonetes possuem ativos antioxidantes e refrescam a pele. Eles são fundamentais para equilibrar o pH natural da pele.

Evite banhos quentes

Os banhos quentes não são recomendados para quem possui pele oleosa. Isso porque a água quente remove a oleosidade natural da pele, o que causa o efeito rebote com a produção excessiva de sebo. Isso favorece o surgimento da acne. A dica é sempre tomar banhos de água fria ou morna.

Loção hidratante é essencial

Pelo fato de a pele oleosa ser bastante brilhosa, muitas pessoas deixam a hidratação de lado. Porém, esse é um fator fundamental para manter a pele saudável. A dica é utilizar uma loção hidratante específica para pele oleosa.

Essas loções conseguem repor o nível de água da pele, mantendo-a equilibrada a qualquer momento. É importante realizar a hidratação algumas vezes ao dia, principalmente, em períodos de exposição ao sol para controlar a produção de oleosidade da pele.

Os hidratantes para pele oleosa são focados em revitalizara pele e controlar continuamente a oleosidade. Eles também podem dos raios do sol e estimular a renovação celular, deixando a pele com uma aparência mais bonita.

Beba bastante água

Uma das principais recomendações de dermatologistas para pessoas de pele oleosa é que elas bebam bastante água durante o dia. O ideal é ingerir, pelo menos, dois litros todos os dias. A água é fundamental para uma pele com aspecto mais jovem. Ela também ajuda a manter a oleosidade natural da pele, evitando o efeito rebote.

Use protetor solar continuamente

A exposição ao sol causa o ressecamento da pele e no caso de pessoas de pele oleosa pode gerar o efeito rebote. Além disso, causa o envelhecimento precoce e potencializa as chances do surgimento de um câncer de pele.

Por isso, uma dica fundamental é utilizar um protetor solar continuamente. Existem protetores solares específicos para quem possui pele oleosa no mercado. Estes produtos possuem uma fórmula que protege dos raios do sol, auxilia no controle de oleosidade e promove o efeito mate na pele.

Tenha uma alimentação regrada

Uma boa alimentação também é um fator fundamental para a saúde da pele oleosa. Alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados o máximo possível porque potencializam a produção exacerbada de sebo na pele.

A alimentação ideal deve se basear em alimentos ricos em água como frutas, verduras e legumes. Essa é a melhor maneira de controlar a oleosidade e manter o aspecto natural e bonito de uma pele oleosa.

Use um bom sérum

Os séruns são dermocosméticos altamente concentrados e são muito indicados para a pele oleosa. Estes produtos possuem ativos importantes como a presença de ácidos, minerais e aminoácidos essenciais para a saúde da pele.

O uso de um sérum para a pele oleosa ajuda a intensificar a hidratação da pele, deixando-a mais forte, saudável e resistente. Por ter uma textura mais sequinha, o sérum é uma excelente opção para fortalecer os cuidados com esse tipo de pele.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.