Como tratar alopecia: Conheça o melhor tratamento

31/12/2020 às 07:59 Capilar

Como tratar alopecia: Conheça o melhor tratamento

A alopecia é uma doença caracterizada pela queda excessiva de cabelo que pode atingir homens e mulheres de todas as idades. Estimativas indicam que cerca de 2% da população mundial possua alguma das manifestações da doença.

Se você possui indícios, é importante entender como tratar alopecia e para isso procure um dermatologista o mais rápido possível. Esse médico irá lhe ajudar a diagnosticar e tratar o problema da forma correta. O recomendado é fazer algumas mudanças na rotina e usar produtos específicos receitados pelo profissional.

Como identificar a alopecia?

A perda de cabelo é um processo natural em todo ser humano. Todos os dias perdemos cerca de 100 fios de cabelo. A alopecia se caracteriza como uma perda mais acentuada dos fios e pela concentração em uma região do couro cabeludo. Geralmente, nos locais atingidos pela doença, há perda dos fios gerando um “buraco” nos cabelos, semelhante ao de uma moeda.

Se você nota que está perdendo muitos fios de cabelo todos os dias, com uma queda de cabelo excessiva em regiões específicas, talvez seja a hora de procurar um dermatologista. Para ter uma ideia se a perda de cabelo é muito grande, busque notar se você perde muitos fios após lavar o cabelo ou mesmo penteá-lo, e se você encontra muitos fios no seu travesseiro quando acorda. Estes são alguns indícios da alopecia.

O que causa a alopecia

Existem diversos tipos de alopecia, como já abordamos em outros textos aqui no blog, Essa doença pode ser causada por diferentes motivos, citaremos os mais comuns abaixo, confira:

  • Micose no couro cabeludo
  • Uso de medicamentos e produtos químicos
  • Alto nível de estresse
  • Genética (se a pessoa possui casos de calvície na família, por exemplo)
  • Reação hormonal no pós-parto
  • Deficiência de proteínas e ferro (em casos de péssima alimentação)
  • Doenças como hipo ou hipertireoidismo, sífilis secundária e câncer de pele.
  • Caspa

A alopecia é uma doença que tem tratamento e pode ser controlada. Na maioria das vezes, é possível cessar a perda de cabelo excessiva e até recuperar fios em regiões atingidas.

Qual é o melhor tratamento para a alopecia?

Bom, o melhor tratamento vai depender da origem da doença. Por isso, recomendamos que você se consulte com um dermatologista. Geralmente, o tratamento é voltado a mudar alguns hábitos da rotina e a aplicação de produtos específicos no couro cabeludo para combater o problema. Confira as nossas dicas abaixo:

Melhore a alimentação

Uma alimentação baseada no consumo de alimentos gordurosos pode contribuir para a alopecia. Por isso, é fundamental melhorar a alimentação para tratar e prevenir o problema. A dica é consumir mais alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco e ômega 3.

Estes ativos ajudam a fortalecer e recuperar os fios, ajudando bastante contra a queda dos cabelos, inclusive, quando a alopecia é causada por distúrbios hormonais pós-parto e doenças de tireoide.

Use um bom shampoo anticaspa

O uso de um shampoo anticaspa é muito indicado por dermatologistas. Além de combater a caspa, este produto também ajuda a fortalecer os fios de cabelo. A caspa é uma das causas que ajudam a desenvolver ou piorar a alopecia no couro cabeludo, por isso tratando este problema, você estará se ajudando no tratamento contra a alopecia.

Um bom shampoo anticaspa contém ativos que conseguem controlar a oleosidade do cabelo, o que é fundamental para a sua regeneração e fortalecimento.

Se certifique sobre medicamentos e produtos químicos

Alguns medicamentos e produtos químicos possuem como um de seus efeitos colaterais a queda de cabelo. Então, o ideal é que você consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.

E claro, outra dica sempre dada por dermatologistas é reduzir o número de procedimentos químicos. Processos como escova progressiva, tintura e alisamento se utilizam de produtos químicos que podem danificar os fios, levando a um quadro de alopecia.

Tenha uma boa loção capilar contra queda de cabelo

Uma loção capilar fito estimulante possui ativos que podem potencializar o fortalecimento e tonificar os fios de cabelo. Este produto também costuma ser bastante eficaz contra a caspa. O uso contínuo desse dermocosmético ajuda no controle da oleosidade do cabelo, alivia a coceira e a queda de cabelo.

Use pomadas e cremes antifúngicos

Dermatologistas costumam em alguns casos receitar o uso de pomadas e cremes antifúngicos. Isso acontece quando a alopecia está relacionada a presença de algum fungo. Quando a queda de cabelo se dá por conta de uma micose no couro cabeludo, por exemplo, o uso de antifúngicos é bastante comum e eficaz.

Estes medicamentos trazem compostos que conseguem combater e eliminar os fungos causadores da alopecia, ajudando a controlar o problema e a fortalecer os fios.

Use um creme de pentear com óleo de argan

Se você usa creme de pentear, aposte em um leave-on com óleo de argan. O argan é um ativo que protege, regenera e retarda o envelhecimento dos cabelos. O uso deste produto ajuda a formar uma proteção sobre os fios, diminuindo os danos aos cabelos causados pelo sol e pela poluição. O óleo de argan é um ativo fundamental para fortalecer e hidratar os fios de cabelo.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.