Tratamento para estrias: como cuidar deste problema?

09/02/2021 às 22:47 Corporal

Tratamento para estrias: como cuidar deste problema?

As estrias são comuns em mulheres e causam um grande incômodo estético para muitas delas. Essas marcas surgem por conta da degradação das fibras de colágeno e elastina na pele.

O tratamento de estrias pode ser mesclado entre procedimentos estéticos, dermocosméticos e produtos caseiros. Aqui vamos dar diversas dicas para lhe ajudar a cuidar deste problema e viver sem se preocupar com estrias.

O que são estrias?

As estrias são uma espécie de depressões da pele, que acontecem por conta do rompimento de fibras e aparecem no corpo na cor avermelhada ou arroxeada. Já as estrias mais antigas e de grau mais elevado são esbranquiçadas, dando uma aparência de enrugamento precoce.

As fibras de elastina sustentam a elasticidade da pele e quando elas não conseguem controlar essa elasticidade e ela acontece de forma excessiva, as estrias aparecem. E isso pode acontecer em qualquer lugar do corpo.

Em mulheres, é bastante comum vermos estrias nos glúteos, na barriga, nas coxas, nos seios e braços. Assim que surgem as estrias se caracterizam por uma coceira incômoda no local.

O que causa as estrias?

As estrias podem ser causadas ou intensificadas por diversos fatores. Pessoas com predisposição ao problema, por exemplo, sofrem com estrias porque a pele não possui resistência para a produção de colágeno.

É bastante comum o surgimento de estrias em mulheres durante a gravidez, já que a pele estica muito devido a condição e relaxa os ligamentos, tendões e a pele, deixando-a mais flácida e favorecendo o surgimento das estrias.

Pessoas que sofrem com o efeito sanfona, que os faz ganhar e perder peso muito rápido também podem sofrer com esse problema, já que a pele não consegue resistir a estas características.

Outro fator que favorece o surgimento de espinhas é o uso de corticoides, medicamentos de ação anti-inflamatória, que acabam reduzindo a produção de colágeno no corpo e afetando a sustentação e rigidez da pele.

Como tratar as estrias?

Mesmo que não tenha cura e não seja uma lesão grave, é possível tratar para melhorar os aspectos das estrias e diminuir os incômodos de sua aparência. Separamos abaixo algumas dicas de tratamentos para estrias, confira:

Esfoliação

Fazer a esfoliação da pele nas regiões onde possui estrias é tratamento excelente e barato. A dica é usar um bom sabonete esfoliante nesse processo e seguir recomendações médicas de frequência para o seu tipo de pele. Pessoas de pele oleosa, por exemplo, podem fazer a esfoliação toda semana.

A esfoliação é um processo que ajuda na descamação superficial da pele, promovendo a retirada de toxinas e células mortas para o surgimento de uma nova camada de pele. Isso ajuda a potencializar a produção de colágeno e elastina e pode melhorar as marcas de estrias.

Peeling

Os peelings utilizam ácidos específicos sendo um procedimento estético mais concentrado, o que potencializa os resultados em poucas sessões. Esse tratamento alcança camadas mais profundas da pele, promovendo a renovação celular por meio da dermoabrasão.

No caso de estrias, o ácido retinóico é um dos mais usados para estimular a produção de colágeno e a uniformização da pele em poucas sessões. Os resultados são rápidos, a pessoa já começa a sentir a melhora das marcas de estrias após a primeira sessão de peeling.

Use um bom creme

Dermatologistas costumam indica o uso de um bom creme hidratante para o tratamento contra as estrias. É importante realizar a aplicação diária do produto, friccionando toda a estria para melhorar seus aspectos e evitar o surgimento de novas estrias.

Como prevenir estrias?

Confira as nossas dicas para prevenir o surgimento das estrias abaixo:

Tenha uma boa alimentação

A alimentação é muito importante para a prevenção contra as estrias. A ingestão de alimentos gordurosos, com muito sal ou doces em excesso pode favorecer a flacidez da pele e facilitar o surgimento de estrias.

O ideal é que a pessoa mantenha uma alimentação rica em fibras para fortalecer a rigidez da pele, estimular a produção de colágeno e prevenir as estrias. Por isso, é importante incluir cereais, frutas, legumes e verduras na alimentação.

Beba, pelo menos, dois litros de água por dia

Se você não sabe como hidratar a pele naturalmente, saiba que beber bastante água durante o dia é essencial para isto. A água ajuda a manter o nosso corpo hidratado, mesmo em altas temperaturas, isso é fundamental para manter a pele saudável e evitar estrias.

Hidrate bem a pele

Cuidar bem da pele é importante para diminuir as estrias e dificultar o aparecimento de novas marcas. Por isso, é importante hidratar bem a pele para reduzir as chances do rompimento de fibras. Uma pele hidratada é essencial para a produção de colágeno e elastina.

Além disso, a hidratação também serve como tratamento contra estrias, ajudando a minimizar as marcas já existentes no corpo. O ideal é que a pessoa procure um dermatologista para que este profissional indique o melhor kit para tratamento de estrias. Assim, é possível manter a pele hidratada e ficar livre deste problema.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.