O que é adstringente? Para que serve?

31/12/2020 às 19:55 Corporal

O que é adstringente? Para que serve?

O adstringente é um dos dermocosméticos mais utilizados na rotina de skin care, principalmente, por pessoas de pele oleosa. Esse produto é uma excelente opção para auxiliar na limpeza profunda da pele.

Esse produto é usado para intensificar a limpeza da pele. As loções adstringentes são usadas após a limpeza com sabonete, para retirar a sujeira que o sabonete não conseguiu. Assim, a pessoa pode preparar melhor a pele para uma hidratação mais profunda.

Para que serve o adstringente?

Adstringente é uma solução que possui ativos que ajudam a remover o excesso de gordura da pele, eliminando células mortas e impurezas. A função desse produto é auxiliar na limpeza completa e profunda da pele, junto com outros produtos para pele.

As loções e tônicos adstringentes são bastante indicados para pessoas de pele oleosa porque possuem ativos como o ácido glicólico e o ácido salicílico, que auxiliam a diminuir os poros e a controlar a oleosidade.

Como usar o adstringente no dia a dia?

Dermatologistas recomendam que o adstringente seja utilizado na rotina diária de skin care da pele. Para que você entenda como hidratar a pele, preparamos um passo a passo. Seguindo os cuidados com a pele, o ideal é que primeiro a pessoa utilize um sabonete esfoliante para iniciar a limpeza profunda da pele.

Depois do sabonete, o adstringente deve ser aplicado na pele. Pegue a loção, molhe um algodão e passe em todo o rosto. O ideal é que o produto seja aplicado no rosto duas vezes ao dia, a manhã e a noite.

Somente depois, devem ser usados hidratantes, protetores solares, máscaras e outros produtos da rotina de skin care. 

O adstringente só deve ser usado por pessoas de pele oleosa?

Muitas pessoas acreditam que o adstringente é um dermocosmético que só pode ser usado por pessoas de pele oleosa. Isso acontece porque este produto, geralmente, possui a presença de álcool em sua fórmula, o que pode danificar peles mistas e secas, mas existem adstringentes para todos os tipos de pele no mercado.

Sendo um produto essencial para a limpeza profunda e controle da oleosidade da pele, o adstringente é mais usado por pessoas de pele oleosa. No entanto, existem tônicos e loções de limpeza facial mais suaves para outros tipos de pele, livres de álcool e com ativos que auxiliam também na hidratação da pele.

Quais são os principais benefícios do uso do adstringente?

Como já falamos no decorrer do texto, o adstringente é um dermocosmético bastante importante para os cuidados com a pele. Abaixo, vamos resumir quais são os principais benefícios deste produto para a pele, confira:

Ajudar a restaurar o pH natural da pele

Por diminuir os poros e controlar a oleosidade, o adstringente é uma solução bastante usada para restaurar o pH natural da pele. Essa função é importantíssima para evitar o ressecamento ou o excesso de oleosidade, dependendo do tipo de pele.

Auxilia na limpeza profunda da pele

O uso do adstringente complementa as ações de sabonetes e esfoliantes faciais. Os ativos desse produto ajudam a retirar a limpeza em camadas profundas da superfície da pele.  Essa solução é essencial para tonificar a pele.

Limpam a pele sem agredir a cútis

A cútis é uma espécie de película que cobre a pele das pessoas. O adstringente é um dos produtos que consegue limpar profundamente a pele, sem agredir a cútis. A limpeza simples com o sabonete não consegue eliminar todos os resíduos de produtos no rosto.

O adstringente tem esse poder de potencializar a higienização, retirando os resíduos que o sabonete facial não conseguiu. Este produto também ajuda no fechamento dos poros e auxilia no tratamento de diversos tipos de pele.

Preparar a pele para a hidratação

Como já falamos no artigo, o uso do adstringente é essencial para preparar a pele para a hidratação. Com uma limpeza profunda sem agredir a pele, este produto é importante para retirar qualquer resíduo de produtos ou impurezas.

Isso ajudará a potencializar a ação de um creme hidratante, fazendo com que os ativos penetrem profundamente sobre a pele, potencializando os seus resultados. Isso gera melhores resultados no dia a dia, mantendo a pele mais firme e saudável.

Previne cravos e espinhas

O uso contínuo do adstringente também ajuda na prevenção dos cravos e espinhas. A luta contra acne é comum em pessoas de pele oleosa. Estes tônicos e loções são importantes para prevenir a acne.

Este dermocosmético, geralmente, possuem ativos com função secativa, como o ácido salicílico, que auxilia a criar uma barreira natural contra espinhas por meio do fechamento dos poros e do controle da oleosidade.

Assim, usar um adstringente ajuda tanto a eliminar a oleosidade que favorece o surgimento das espinhas, e também possui propriedades capazes de secar essas inflamações, evitando que a pele fique com cicatrizes de espinhas.

Depois de todas essas dicas, acredito que você já esteja à procura de um adstringente. Escolha a melhor opção para o seu tipo de pele e turbine a limpeza facial na sua rotina de skin care.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.