Pele acneica: como cuidar

07/01/2021 às 17:23 Facial

Pele acneica: como cuidar

Quem tem a pele acneica sabe o quanto é difícil conviver com a oleosidade em excesso, o brilho excessivo e o surgimento de cravos e espinhas por todo o corpo. Geralmente, a acne é mais comum em pessoas de pele oleosa, mas também pode se desenvolver em peles seca e mista.

Além de procurar um dermatologista, você deve ter uma rotina de skin care com o uso de diversos produtos para o seu tipo de pele. Assim, você poderá tratar e prevenir a acne mais eficiência.

O que é acne?

A acne é uma dermatosa causada pelo aumento da produção de secreção da glândula sebácea. Basicamente, quando ocorre a obstrução dos poros, há uma proliferação de bactérias que causam espinhas e cravos, que são manifestações da acne.

Essa doença atinge pessoas de todas idades e sexo. Porém, é mais comum durante a puberdade por conta das mudanças hormonais que o corpo sofre nesse período, com o aumento da produção de hormônios sexuais.

Além disso, a acne pode ser agravada pelo estresse e pelo excesso de exposição ao sol sem proteção. Espinhas e cravos podem surgir em todo o corpo, sendo mais comuns no rosto, tórax, costas e ombros.

Tipos de acne

Os tipos mais comuns de acne são os de grau 1 e 2. Estes podem ser tratados em casa com produtos específicos para limpeza de pele e combate à acne. A acne de grau 1 é mais conhecida como cravo e a de grau 2 são as espinhas. Em ambos os casos, também deve ser procurar um dermatologista para obter dicas do melhor tratamento.

Por que é importante cuidar da pele acneica?

Ter uma rotina de cuidados com a pele acneica é a melhor forma de prevenir os malefícios da acne. Além de ser bastante incômoda, a acne também pode afetar a autoestima a autoestima da pessoa.

Pessoas que possuam bastante cravos e espinhas podem se envergonhar perante o público. Além disso, as espinhas também podem doer, coçar e arder em certos casos. E a única maneira de tratar é prevenir com o uso de dermocosméticos e tratamentos estéticos indicados por um dermatologista.

Como cuidar da pele acneica?

Separamos abaixo, diversas dicas de cuidados simples que podem ser feitos no dia a dia e trazem uma melhora significativa no quadro da acne, confira:

Esfoliação da pele

A esfoliação da pele é um passo muito importante para a diminuição da acne, por isso busque por opções de esfoliante para o rosto. Esse processo ajudar a renovar as células da pele, retirando impurezas e as células mortas. O recomendado é que a esfoliação seja feita, pelo menos, uma vez na semana em pessoas de pele oleosa.

Pessoas de pele seca, devem esfoliar a pele a cada 15 dias. Em alguns casos de pele oleosa, com uma oleosidade muito excessiva, talvez seja mais recomendado, esfoliar a pele duas vezes na semana.

A dica é usar uma máscara esfoliante neste processo. Estes produtos possuem ativos que auxiliam na limpeza e purificação da pele. Uma boa esfoliação mantém a pele limpa sem obstruir os poros e nem provocar o ressecamento ou o efeito rebote.

Limpeza de pele

A limpeza de pele é uma excelente ação para tratar e prevenir cravos e espinhas. Manter os poros desobstruídos ajuda a controlar a oleosidade e a evitar o surgimento da acne. E é possível realizar este procedimento tanto em casa como com um esteticista de sua confiança.

O ideal é que dependendo do seu tipo de pele, você faça a limpeza de pele com uma esteticista, pelo menos, uma vez por mês. Dê preferência aos locais mais atingidos como costas e rosto, para que o procedimento surta resultados rápidos no seu dia a dia.

Você também deve criar o hábito de limpar a sua pele em casa. Lave o rosto duas vezes por dia e utilize um sabonete de limpeza facial com ácido glicólico para manter o rosto limpo, já que esta geralmente é a principal região de surgimento de espinhas e cravos.

Use uma loção adstringente

A loção adstringente é um dermocosmético que deve fazer parte da sua rotina de skin care. Essa solução ajuda a remover o excesso de gordura na superfície da pele, auxiliando no controle da oleosidade, por isso é bastante indicada para pessoas de pele oleosa, mas pode ser usado por pessoas de qualquer tipo de pele.

Geralmente, as loções são compostas por ativos como o ácido glicólico e ácido salicílico que ajuda a desobstruir e reduzir o tamanho dos poros, facilitando o controle da oleosidade.

Passe protetor solar todos os dias

No dia a dia, ficamos com o rosto e partes do corpo muito expostos ao sol. Isso danifica a nossa pele e facilita o surgimento da acne. Por isso, como última dica desse artigo, recomendamos que você faça uso diário de um protetor solar.

Assim, você mantém sua pele protegidas dos raios solares e a deixa saudável por mais tempo. O ideal é que você procure um protetor solar com fator de proteção recomendado para a sua cor de pele e que seja específico para o seu tipo de pele, dessa maneira o seu uso trará ainda mais resultados.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.