Como tratar foliculite?

16/12/2020 às 11:29 Facial

Como tratar foliculite?

A foliculite é uma doença da pele que pode incomodar bastante no dia a dia. Dermatologistas indicam que certos fatores podem ajudar a causar o problema. O tratamento da foliculite varia de acordo com a intensidade da doença, os pacientes podem fazer uso de pomadas, remédios, soluções caseiras ou dermocosméticos específicos.

O que é foliculite?

Já teve problema com pelos encravados? Esse é um problema bastante comum para a maioria das pessoas. Isso é foliculite! Essa doença é resultado da inflamação na raiz dos pelos, o que leva ao aparecimento de bolinhas vermelhas, que podem ter pus.

A foliculite também ser superficial como profunda, mas geralmente a maioria dos casos são mais leves, o que reforça a necessidade de cuidados com a higiene do corpo.

Principais causas da foliculite

A foliculite ocorre quando o pelo nasce curvo ou quando há muitos pelos no folículo piloso. Essa doença pode acontecer em diversos lugares do corpo. Ela pode ser causada por bactérias e fungos. E o mal uso de alguns objetos como lâminas de barbear, cera quente e roupas apertadas podem ajudar no surgimento do problema.

Dicas de como tratar a foliculite

É importante entender como tratar a foliculite. Como já dissemos no texto, a maioria dos casos são superficiais e podem ser tratados em casa com dermocosméticos e remédios específicos. Sempre consulte um médico para que ele indique o melhor tratamento para a doença.

Confira as nossas dicas abaixo:

Use sabonete com pH neutro

Um dos passos básicos para tratar a foliculite em casa é usar um sabonete com pH neutro para fazer a limpeza da área atingida. Durante o banho, utilize esse sabonete para eliminar as impurezas ao redor da área avermelhada para acelerar a recuperação e poder aplicar outros medicamentos e dermocosméticos com maior eficácia.

Use pomadas/cremes indicados por um dermatologista

Em qualquer caso de foliculite, procure um dermatologista e use as pomadas e cremes receitados pelo médico. O uso da medicação correta será fundamental para o tratamento rápido da doença.

Como prevenir a foliculite?

Prevenir é uma forma de tratar o problema. Se você possui muitos pelos pelo corpo, é preciso entender como você pode prevenir a foliculite com simples ações no dia a dia. Confira as dicas abaixo:

Evite usar roupas apertadas

Roupas apertadas causam atrito na pele e isso facilita o surgimento da foliculite. Dê preferência a roupas mais largas e tecidos mais leves para que a pele possa “respirar” e os pelos possam crescer corretamente, sem gerar nenhum problema.  

Use protetor solar diariamente

Proteger a pele é essencial para evitar qualquer problema. Por isso, a dica é utilizar diariamente um protetor solar com FPS indicado para você. Assim, você mantém a sua pele protegida por mais tempo.

Faça a esfoliação da pele

Outra dica importante para prevenir a foliculite é fazer a esfoliação da pele. Nesse processo, as células mortas e as impurezas da pele são eliminadas, o que ajuda a evitar a inflamação dos pelo que causa a foliculite. Utilize sabonetes esfoliantes e realize a esfoliação da pele, pelo menos, uma vez na semana ou a cada quinze dias.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.