
Manter a pele hidratada é muito importante para a nossa saúde. Todos os tipos de peles devem ser bem hidratados, inclusive a pele oleosa. Para lhe ajudar, aqui vamos dar algumas dicas do que levar em considerar na hora de escolher um hidratante para pele oleosa.
No Brasil, a maioria das pessoas possui pele oleosa e precisam fazer uso diário de dermocosméticos que possam proteger, hidratar e deixar a pele mais firme e bonita. Produtos como protetor solar e loção hidratante são indispensáveis.
Por que hidratar a pele é tão importante?
A hidratação é fundamental para que a pele reponha água. No dia a dia, nós perdemos água conforme suamos por conta do trabalho e a nossa pele fica mais vulnerável a impurezas.
Por isso, o uso do hidrante é importante para repor água no nosso corpo e deixar a nossa pele mais firme. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica a ingestão de dois a três litros de água ao longo do dia. Beber mais água combinado ao uso dos dermocosméticos certos é a chave hidratar bem a pele.
Esse é um processo diário que ajuda a prevenir o aparecimento precoce de rugas, linhas de expressão, acne, sinais e evita a descamação e a aspereza comuns quando a pele está ressecada.
A pele oleosa precisa ser hidratada?
Como dificilmente a pele oleosa resseca, existem pessoas que acreditam que não é preciso hidratá-la. Bom, estes estão errados. A produção de sebo comum em pessoas de pele oleosa e que causa o chamado “efeito rebote” tem o objetivo de hidratar a pele.
Quando você usa um hidratante para pele oleosa regularmente. O nosso corpo entende que não é preciso produzir tanto sebo, evitando este efeito e facilitando o controle da oleosidade.
A pele desidratada fica mais vulnerável aos raios solares, o frio e a poluição, ficando mais suja, ressecada e podendo ser alvo de problemas mais graves como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Por isso, a pele oleosa precisa de hidratação diária para que se mantenha limpa e com uma aparência saudável.
Como escolher um hidratante para pele oleosa?
Quem possui pele oleosa deve dar preferência a dermocosméticos que tenham toque seco e efeito mate. Estes produtos não só hidratam a pele, como também diminuem a dilatação dos poros e auxiliam no controle da oleosidade.
Além disso, hidratantes devem possuir ativos como o ácido hialurônico, que promove uma hidratação profunda na pele porque possui aminoácidos e minerais essenciais para a hidratação.
Também existem os hidratantes que protegem dos raios solares, tendo fator de proteção alto. Eles estimulam a renovação celular e deixam a pele mais uniforme.
Como usar
Alguns hidratantes possuem versões em spray, o que torna sua aplicação mais fácil. Estes são bastante indicados para o uso no dia a dia. Leve-os sempre na bolsa e passe sempre que sentir que a pele está começando a ficar ressecada ou suja.
Em casa, o ideal é que você limpe bem a pele com um sabonete esfoliante para posteriormente aplicar o hidratante para a pele oleosa. Isso ajudará a aumentar a eficácia do produto na pele.
Gostou de nosso post? Compartilhe: