Ácido mandélico: para que serve e como usar?

05/01/2021 às 08:23 Facial

Ácido mandélico: para que serve e como usar?

O uso de ácidos é bastante comum entre os esteticistas em processos como o peeling facial e outros. Estes ativos se usados na quantidade e da forma correta, eles ajudam a diminuir rugas, linhas de expressão, deixando a pele mais firme e bonita. Um dos ácidos mais usados é o ácido mandélico.

O que é o ácido mandélico?

O ácido mandélico é um alfa-hidroxi derivado de amêndoas amargas. Esse ácido é bem suave e auxilia na esfoliação, retirando as camadas de pele morta, estimulando a renovação celular e desobstruindo os poros. A pele fica com tom mais uniforme, mais viçosa e bonita.

Para que serve o ácido mandélico?

Quem quer ter a pele mais bonita e saudável, tem no ácido mandélico um grande aliado para a beleza. Abaixo, falaremos sobre as principais aplicações deste ácido no mundo estético, confira:

Promove a renovação celular

Esse ácido auxilia a aumentar a renovação celular sem causar danos a pele. Isto ajudar a prevenir o aumento da oleosidade e o surgimento da acne. Com propriedades clareadoras e antiacne, um produto indicado com base nesse ativo é o gel fluido facial.

Reduz a hiperpigmentação e limpa profundamente os poros

O ácido mandélico penetra profundamente nos poros, bem mais do que outros ácidos e isso ajuda numa limpeza profunda dos poros. Com o sabonete gel de ácido mandélico, uma pessoa pode reduzir os efeitos da hiperpigmentação que causa manchas escuras na pele.

Este ácido ajuda a melhorar a textura da pele, evitando o envelhecimento precoce causado pelos danos do sol e de outros fatores. O ácido mandélico também ajuda a diminuir as rugas e linhas finas da pele.

Excelente esfoliante

Atuando como esfoliante químico, o ácido mandélico ajuda na descamação da pele, de maneira natural, sem ser abrasivo. O uso de um sérum facial com ácido mandélico ajuda nesse processo, fazendo com os resultados aparecem no curto prazo.

Possíveis efeitos colaterais do ácido mandélico

Como todo ácido, o ácido mandélico deve ser usado corretamente para não causar efeitos colaterais como a irritação na pele, por exemplo. Por isso, não é indicado que a pessoa utilize produtos com ácido mandélico durante o dia ou por um longo período.

Isso porque nestes casos, o ácido mandélico pode causar o efeito rebote, aumentando a oleosidade da pele e provocar o surgimento de manchas escuras, principalmente no rosto. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não deve fazer uso de produtos com este ácido.

Além disso, também não é recomendado usar um dermocosmético com esse ativo junto com produtos que contenham outros ácidos como o ácido glicólico. O ideal é que durante o uso de um produto com ácido mandélico, uma pessoa utilize apenas loções hidratantes e cremes suaves que não agridem a pele.

Como vemos ao longo do texto, o ácido mandélico é um ativo excelente para deixar a pele mais bonita, porém como todo ácido deve ser usado da maneira correta. Então, é importantíssimo que você consulte um dermatologista e tenha um esteticista de confiança antes de usar qualquer produto com este ácido.

Dessa maneira, você pode garantir que está aproveitando apenas os benefícios que o ácido mandélico pode trazer para a sua pele.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Compra 100% segura.